sábado, 27 de dezembro de 2008

E o sapato vai para...

Faz parte do costume de certos povos islâmicos, atirarem sapatos na direção daquilo, ou, de quem, esteja sendo repudiado, ou quem caiba tamanha expressão de desprezo. Fiquei me perguntado: Em quem atiraria meus sapatos? Já pensou se esse costume fosse adaptado à Holanda e... Aqueles tamancos de madeira substituiriam os calçados produzidos em pelica, ou outros diversos materiais, em outras regiões do mundo globalizado? Uma antipatia de peso!
Os estilos de calçados de algumas celebridades, alguns personagens famosos do mundo e da mídia, podem ser especulados: Em quem Carmem Miranda jogaria seus tamancos? E, Chaplin? Jesus de Nazaré: suas sandálias? Maria Madalena? Hitler: seu coturno? Fred Asteir? Osama? Obama? Gandhi? Maycon Jackson? Gisele Bündchen: Suas “Ipanema”? Assis: suas meigas franciscanas? Alguns, provavelmente, têm o cheiro dos sapatos, bem melhor que os de sua própria reputação. Em quem esses, e outras tantas personalidades da história da humanidade - deixamos por sua conta as sugestões - em quem eles jogariam seus calçados? Quem angariaria a antipatia deles, ao ponto de fazê-los perder, completamente, as possibilidades de proferirem suas indignações de outra forma, e, só lhes restassem à alternativa de arremessar os sapatos. Última instância. Ponto final.
E os seus sapatos, hein? Prestar-se-ia a que tipo de protesto? Teriam que tipo de alvo: vilã ou, vilão? No caso do Bush, só resta saber em quem ele arremessaria os dele? De uma coisa tenha certeza, parafraseando Hemingway: Não perguntem por quem os sapatos foram arremessados no Bush? Eles foram arremessados por você!

Leudo Carvalho, 16 de Dezembro de 2008.