terça-feira, 13 de maio de 2008


Ordem no caos.

Ontem à noite o “Jornal Nacional” terminou em poesia. Resultado de uma doação de livros, feita por um professor que é natural de uma cidade do sertão do Nordeste. Ele ensina num grande centro e, voltando para rever sua cidade natal, resolveu fundar a primeira biblioteca pública no seu lugar de origem. Está sendo bem freqüentada por famintos de informação e poesia. É o saber, indo de encontro a quem está vindo para o futuro que, ele, o professor doador de livros, está no seu atual momento. Uma volta para seu passado, no seu presente. Bela fusão.
Antes de ontem, a Internet divulgou fotos do telescópio espacial Hubble, que está a dezoito anos em órbita da terra. Cinqüenta e nove imagens de galáxias em fusão chocam-se, umas com as outras, com outras: duas, três, várias. Umas, vivem em rota de colisão. Outras se atraem, com suas enormes marés de gravidade. Vestígios do ontem delas, na construção de um novo que, será velho no futuro, no futuro. A ordem no caos da eterna cosmogonia. E eu? Eu organizo o movimento no meu novo e quase velho momento, que será, daqui a pouco, outro meu velho novo.
Poesias que se fundem, rasgando os verbos dos sentidos: viver, ver, ouvir e estar, mesmo não estando lá. Quando estou aqui, galáxias continuam a se fundir, leitores continuam a evoluir. Será que é evoluir? Sei que é seguir! Buscando a ordem no caos. Recriando o que vai ser destruído, para a continuação da criação. Fusões de linguagens: verbal, e não verbal. Caetano Veloso já disse que: “A prosa e a poesia, e sobre tudo, a poesia, é o que podem lançar mundos no mundo”, vamos viver a fusão entre leitura e mente. Vamos nos esclarecer, para não corrermos o risco de acreditar em quem se diz esclarecido!


Leudo, 27 abril 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tio Leudo, o que tem de "esclarecidos" por aí não está no mapa! Ontem mesmo alguém me disse que Biguaçu era um bairro de Florianópolis KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Sabes de onde ele é? Onde estuda? Vai ler um livrinho!!!!!!!!!!!!!!!!!! Um abraço